Blog

4 ações de marketing digital para a Copa do Mundo

Fonte: Mateada


A cada quatro anos, o comércio pode contar com mais uma oportunidade para aumentar suas vendasa Copa do Mundo. E mesmo que muita gente diga por aí que esse evento esportivo não muda em nada nas vendas, pode ser que para o segmento do seu negócio seja uma oportunidade, sim.

Para você ter uma ideia de como a Copa pode ser bem aproveitada, três em cada 10 micro e pequenos empresários acreditam que as vendas durante a Copa do Mundo irão aumentar*. Entre eles:

  • 42,2% pretendem criar promoções para atrair mais clientes;
  • 36,6% querem decorar o estabelecimento com as cores da seleção brasileira;
  • 25,5% planejam investir em divulgação para esse período;
  • 21,7% querem ampliar a variedade de produtos;
  • 20,5% pretendem aumentar o estoque.

Analisando estes dados, podemos concluir que todas as ações faladas acima podem ser realizadas na internet também. Por isso, hoje vamos falar das ações de marketing digital que você pode fazer para aproveitar a Copa do Mundo como uma oportunidade de aumentar suas vendas!

1 – Entre no clima usando seu site e redes sociais

Quanto mais a Copa do Mundo se aproxima, observamos vários estabelecimentos comerciais decorando suas fachadas e interiores de verde e amarelo, certo? Isso acontece porque, além do clima de apoio à nossa Seleção, é uma maneira de chamar a atenção dos consumidores enquanto o evento estiver acontecendo.

Esse tipo de ação também pode ser feito na internet: nos perfis da marca nas redes sociais, no seu sitee-commerceblog e outros. Para isso, você pode:

  • Usar as cores amarelo e verde para caracterizar seus banners promocionais;
  • Destacar as suas melhores promoções, como o preço e opções de pagamento;
  • Colocar as imagens dos produtos mais vendidos na Copa em destaque;
  • Criar chamadas que incentivem a torcida.

Ainda não ficou convencido? Então, para ajudar você a visualizar melhor os itens que falamos acima, veja o exemplo que trouxemos:

Web Continental
Na imagem, vemos o layout do e-commerce da Webcontinental para a Copa do Mundo 2018. Podemos observar que, além das cores da seleção brasileira, o banner destaca as promoções com uma imagem do produto e suas condições de parcelamento. Temos também uma chamada que incentiva o espírito competitivo do evento com “Espaço dos Campeões”, além de estar subentendido que os “campeões” são aqueles que aproveitarem as ofertas do momento.

2 – Crie conteúdos sobre a Copa do Mundo no blog da sua marca

Os blogs são espaços perfeitos para aproveitar o timing de eventos e falar mais sobre eles. Se você possui uma loja de roupas esportivas, por exemplo, é um momento bem legal para abordar curiosidades sobre todos os uniformes que a Seleção Brasileira já teve. Certo, mas e qual é o objetivo disso? É bem simples! Pegando o mesmo exemplo, a loja de roupas poderia citar as camisetas do Brasil vendidas por ela, com link direto para a loja, onde os consumidores interessados possam adquirir uma.

Essa estratégia pode ser feita em vários segmentos que ofereçam produtos ou serviços que possam ter uma procura específica durante a Copa do Mundo. Para você ter apenas uma ideia da quantidade de assuntos que é possível explorar, veja algumas possibilidades de temas:

  • O que não pode faltar para assistir os jogos da Copa do Mundo? (lojas de eletrodomésticos);
  • Uniformes da seleção brasileira: conheça todas as versões! (marcas de roupas ou materiais esportivos);
  • Onde assistir a Copa do Mundo em São Paulo? Veja as X dicas de bares!(empresas de compra coletiva ou bares e restaurantes);
  • Promoções Copa do Mundo: confira X produtos imperdíveis! (lojas virtuais com promoções especiais para o evento);
  • Conheça a culinária típica da Rússia, país da sede da Copa do Mundo!(empresas do segmento de gastronomia).

Além destes exemplos, você pode pesquisar por palavras-chave referentes a “copa do mundo”, tanto nas sugestões de busca do Google como na ferramenta de pesquisa de palavras-chave do AdWords, para saber o que os usuários estão procurando sobre o assunto.

  • Dica: Você também pode fazer análises de temas com a ferramenta Google Trends, que mostra as tendências de buscas do momento. Inclusive, um post do próprio Google Trends mostra os assuntos mais comentados na Copa do Mundo em 2014, que pode ser usado como referência para entender o que as pessoas vão querer saber em 2018.

Não esqueça que o mais importante desta estratégia é fazer sugestões dos seus produtos ou serviços, de forma natural, durante o texto. Além disso, é importante colocar links que levem o leitor diretamente às promoções do seu site.

3 – Use a internet para promover seus serviços durante a copa

Alguns tipos de serviços são mais procurados durante a Copa do Mundo, como os bares e restaurantes que passam os jogos ao vivo, ou até mesmo deliverys. Nesses casos, o ideal é estar presente na internet para que os possíveis clientes cheguem até você através das buscas. Exemplo:

  • No Google: se o seu negócio estiver cadastrado no Google Meu Negócio, quando alguém procurar por um estabelecimento próximo de si e que ofereça serviços do seu segmento, sua marca irá aparecer nos resultados das buscas locais:

 

marketing digital para copa do mundo

  • Cadastro em outros sites: se você entrega algum tipo de lanche, por exemplo, cadastre o seu negócio em sites como o iFood, o que aumenta bastante as chances de você receber mais pedidos.
  • Anúncios: se você fará promoções especiais para a Copa, como descontos durante os jogos da Seleção, uma maneira de divulgar estas ações é por meio de links patrocinados, tanto nos buscadores quanto nas redes sociais.

4 – Faça promoções na sua loja virtual e ofereça brindes

Se o seu e-commerce vende algum produto que possa ter ligação com os interesses dos consumidores que irão torcer pela nossa Seleção (ou quem ama acompanhar a Copa do Mundo em si), o ideal é criar promoções para atrair esse público. Para isso, vamos dar alguns exemplos de segmentos e produtos que podem utilizar essa estratégia:

  • Lojas de esporte: bolas, chuteiras, uniformes do Brasil e outros;
  • Lojas de roupas: camisetas da Seleção, roupas personalizadas para torcida e outros;
  • Lojas de eletrodomésticos: televisão, sofá, pipoqueiras e outros.

Outra maneira de chamar a atenção dos consumidores durante a Copa é oferecendo brindes. Quem não gosta de ganhar um presentinho durante uma compra, não é mesmo? Ainda mais se for personalizado em comemoração à Copa! E a ideia aqui é criar algo que esteja dentro do seu orçamento e de acordo com o seu segmento. Você mesmo cria o pré-requisito para que a pessoa possa ganhar o brinde, como: nas compras a partir de X reais, na compra de um produto específico e assim por diante.

Para te convencer de como essa ação é interessante, veja o exemplo abaixo:

Brinde da Yoki - Bowl de Pipoca
A Yoki fez uma promoção onde você compra quatro pacotes de pipoca para micro-ondas e leva junto um balde de pipoca, em formato de bola de futebol e com três opções de cores: verde, amarelo ou azul. Bacana, não é?

Para criar uma ação promocional em seu e-commerce, basta planejar o quanto você pode investir nisso e usar sua criatividade para criar um brinde bem legal e que atraia o interesse do seu público! E, é claro, não esqueça de destacar esta ação em seu site, como falamos no primeiro tópico deste texto.

  • Sugestão: algumas empresas que produzem e personalizam materiais promocionais já estão com opções especiais para a Copa.

Dica extra: restrições de uso da marca Fifa

Antes de promover qualquer campanha, oferta ou linha de produtos da sua empresa, saiba que existem restrições quanto ao uso da marca Fifa e Copa do Mundo Rússia 2018*. Para evitar dores de cabeça quanto aos direitos de marca, veja o que não pode ser feito:

  • Não é permitido usar a marca Fifa, assim como a identidade visual da Copa do Mundo Fifa 2018, sem autorização;
  • Não é permitido colocar elementos da identidade visual da Fifa, assim como da Copa do Mundo 2018 (como o logotipo, por exemplo) em qualquer produto ou promoção, sem autorização;
  • Não é permitido realizar ações promocionais associadas diretamente à Copa do Mundo se a marca não for patrocinadora do campeonato. Você pode relacionar as suas promoções ao futebol e ao Brasil, sem mencionar “Copa do Mundo”, por exemplo.

Conclusão

A Copa do Mundo pode ser uma ótima oportunidade para aumentar suas vendas e tudo o que você precisa fazer é explorar as possíveis ações para este evento. Se a sua empresa colocar em prática pelo menos uma das dicas deste texto, sua marca já vai estar com uma chance maior de converter vendas durante o campeonato. E não esqueça: as oportunidades estão aí para serem aproveitadas!

Esperamos que com essas dicas de ações de marketing digital para a Copa do Mundo, você consiga ótimos resultados em vendas. Não se esqueça que as estratégias da sua marca devem acontecer durante o ano todo, não somente em datas comemorativas.

E para continuar ajudando você e seu negócio a crescerem, deixe um comentário para nós, aqui embaixo mesmo, falando sobre suas dúvidas e sugestões. Estamos esperando, viu?! 🙂

Referências
*Pesquisa feita pela SPC Brasil: https://www.spcbrasil.org.br/imprensa/noticia/4638
*SEBRAE: saiba quais são as regras de uso das marcas FIFA: http://www.sebraemercados.com.br/saiba-quais-sao-as-regras-para-o-uso/