Planejamento de Marketing Digital

Um plano de marketing bem construído permite às empresas terem uma visão sobre a estratégia e ações que podem trazer melhores resultados para o negócio, minimizando os riscos e potencializando as oportunidades, muitas vezes por um caminho mais curto e rápido, já que foi algo bastante pensado e estudado. Existem diversos meios e conteúdos que orientam a construção de um planejamento de Marketing Digital. Trabalhamos com nossos clientes o planejamento baseado em:

Diagnóstico: Antes de iniciar qualquer plano ou definir qualquer objetivo, é muito importante fazer uma boa análise do negócio. O diagnóstico não leva em consideração apenas o momento atual da sua empresa, ele volta no tempo para investigar histórico e ter dados embasados. Para uma boa comparação, é recomendado que as análises possam avaliar um período mínimo de 3 a 6 meses.

Objetivo: Uma vez que o diagnóstico foi feito e nós entendemos de maneira clara o histórico e o momento da sua empresa, é hora de definir seus próximos objetivos, que se traduzem nos resultados que se espera – a meta que será estipulada – O ponto a se analisar aqui é onde você deseja chegar: atrair mais Leads? Relacionar-se melhor com seus contatos e/ou clientes atuais? Fechar mais vendas?

Ao definir objetivos embasados em um diagnóstico prévio, sua empresa corre menos risco de criar desafios inalcançáveis, da mesma forma que trabalha de maneira segura com sua expectativa de crescimento.

Cenário: É importante também identificar o cenário onde sua empresa está inserida, analisando aspectos como: Mídia (Quais são as mídias do momento? Quais são os canais que o mercado está usando?); Tendências (O que está acontecendo de novo que pode ser usado para o mercado nacional? Como minha empresa pode se sobressair com esse fato?); Comportamentos (O que está mudando no comportamento humano?); Fatores externos (O que acontece no mundo interfere no mercado nacional. Como minha empresa reagirá sobre isso?) e Economia (Como está a economia nacional? Como o mercado está reagindo? Como irá afetar a minha empresa?).

Concorrência: A concorrência, querendo ou não, faz excelentes trabalhos, mas também peca em outros pontos, assim como a sua empresa. Nenhuma marca é perfeita em tudo, nessa etapa, cabe avaliarmos os pontos e entendermos como e onde combater a concorrência.

Público-Alvo: É essencial para toda empresa entender qual é o seu público-alvo, para definir estratégias que atinjam o target desejado e cumpram o objetivo esperado, seja para gerar vendas ou engajamento, melhorar o posicionamento da marca, a imagem da empresa perante os consumidores, etc.

Posicionamento: A partir dos conhecimentos prévios, podemos melhorar o posicionamento da marca perante o consumidor e adequá-la as metas definidos anteriormente, garantindo os melhores resultados possíveis.
Estratégias: Um bom planejamento não deve conter erros, por isso, nesta etapa elaboramos cuidadosamente toda a parte estratégica que fará com que sua empresa alcance os objetivos esperados.

Estratégias: Um bom planejamento não deve conter erros, por isso, nesta etapa elaboramos cuidadosamente toda a parte estratégica que fará com que sua empresa alcance os objetivos esperados.

Presença Digital: Nesta etapa é hora de escolher os canais digitais que sua empresa estará presente - e montar planos de ações para cada uma delas. Com base nas características dos clientes ideais de sua marca (Em quais Redes Sociais sua marca estará presente? Como será o Blog do seu site? E o conteúdo? Você irá criar anúncios? Em quais mídias?).

Plano Tático: Para garantir que os objetivos da empresa sejam alcançados, definimos um plano tático, que gere resultados, minimize riscos e aumente oportunidades. É importante definir um plano para que tudo saia como o esperado.

ROI/Mensuração: Tão importante quanto a estratégia e a prática, a identificação do retorno sobre o investimento e a mensuração dos resultados vão indicar se as decisões tomadas foram as corretas e se a sua empresa está caminhando para o sucesso.

Régua do Planejamento: A régua do planejamento nada mais é do que um recurso para garantir a eficácia e a execução de todo o planejamento. É o momento de alinhar os pontos para que trabalhemos na mesma sintonia.

Adotamos toda essa metodologia para alavancar resultados e fazer com que a sua empresa cresça, aproveitando oportunidades e evitando riscos para o seu negócio. Entre em contato conosco e veja todos os resultados positivos que podemos trazer para você.